AMA – Associação Movimento Aberto

A AMA, Associação Movimento Aberto, com número de contribuinte nº 504262980, com sede na Avª 5 de Outubro em Santarém, resulta da fusão de duas associações preexistentes, a ARADA (Associação Ribatejana de Aikido e Disciplinas Associadas) e a ARYOGA (Associação Ribatejana de Yoga).

Essa fusão resultou de um prévio Projecto ARADA/ARYOGA, apresentado em reunião com a vereadora Drª Graça Morgadinho, realizada a 28/05/2001, com a participação do Professor Amândio de Figueiredo, da Drª Rosinda Brandão da Silva, em representação da ARYOGA, e dos Presidente e Vice-presidente da ARADA, respectivamente, Capitão António Mendonça e Eduardo Tavares. Desse projecto inicial então apresentado cabe recordar alguns dos seus pressupostos:

“Importa referir os aspectos pelos quais as duas associações encontram pontos de contacto e confluência de interesses. Praticando-se na ARYOGA, o Yoga, e na ARADA, o Aikido, o Tenchi-Tessen, o Iaido e o Kendo, desde logo se torna claro que são disciplinas completamente afastadas do actual panorama do desporto, na acepção mais comum. Todas elas disciplinas fundamentalmente de trabalho interior, são por natureza avessas aos conceitos de competição (com a ressalva relativa ao Kendo). Assim sendo, são, e especialmente no presente momento cultural moderno, disciplinas que não se destinam a ser populares, a atrair espectadores. Por essa razão, e na proporção inversa da seriedade que se invista na sua prática, não serão disciplinas capazes de gerar grandes receitas, quer a nível de espectadores, quer a nível de patrocínios. Não sendo de forma alguma disciplinas de elite (pelo contrário, destinam-se a todos os estratos, quer sociais, quer etários, sem distinção de raça ou credo), estas disciplinas têm pois que procurar, quer por uma especial organização e capacidades próprias, quer pela extensão do seu âmbito a outros campos, encontrar formas diferentes de resolver as suas dificuldades próprias e encontrar soluções que permitam, de uma forma digna e bem estruturada, a prossecução dos seus fins, isto é, a prática.”

Ainda no âmbito dos princípios que enformam este projeto devemos referir que ele foi entendido com o objetivo de proporcionar aos sócios um “espaço”, não apenas físico, para que cada um possa encontrar, através das diversas práticas, formas de autodesenvolvimento pessoal, privilegiando sempre a participação ativa de cada um. Significa isto que iremos procurar formas de cultura e desporto que possam ser praticadas por cada pessoa, em detrimento de formas culturais de entretenimento, em que as pessoas se limitem a assistir. Ao longo dos últimos anos a AMA tem vindo a celebrar Acordos de Parceria com várias entidades locais: Centro de Apoio Social da Câmara Municipal de Santarém; Liga dos Amigos do Hospital; Associação de Pais da EB 2, 3 Mem Ramires; Círculo Cultural Scalabitano, para além da parceria existente com Universidade da Terceira Idade de Santarém nas aulas de Yoga.

Salientamos também que a AMA foi membro fundador da Federação Portuguesa de Yoga, procurando sempre uma oferta de qualidade aos seus sócios em todas as modalidades. No presente ano de 2012, a AMA dispõe das modalidades de Yoga, Aikido, Chi Kung, Tenchi Tessen, para além de massagens e terapias diversas.